Os caçadorenses Claudemir Hubner e por Bruno Tesser, participarão da 30ª edição do Rally dos Sertões, cuja largada acontece neste sábado, 27, em Foz do Iguaçu. A competição se torna neste ano na maior competição off-road do Brasil, pois terá o percurso mais longo todos os tempos, consagrando-se como o maior rali do mundo em trechos cronometrados.
O Sertões vai percorrer 7.216 km, dos quais 4.811 serão cobertos em provas especiais. No total serão 14 etapas até o 10 de setembro, sendo uma delas a mais longa de todas já disputadas pelos competidores do rali, com extensão de 601 km. A competição terminará em Salinópolis, no Pará, passando por 14 cidades, em oito estados (Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará), espalhados pelas cinco regiões do país.
O navegador Claudemir Hubner competirá na categoria rali de velocidade cross-crountry ao lado do piloto paranaense Victor Pudell; Bruno Tesser, fará dupla com o piloto Julio Bonotto, de São Bento, na categoria UTV.
Claudemir explica que o navegador é a pessoa responsável por ler e interpretar a planilha (o mapa do rali) e indicar ao piloto o caminho programado, mostrando direções a serem seguidas e alertando os obstáculos de piso ao longo do percurso.
Ele destaca que a participação da dupla no evento contará com uma equipe de apoio composta por 28 pessoas, além de quatro veículos disponíveis, para auxiliar a dupla em todas as etapas.
Por ser a primeira participação, o desafio será ainda maior, especialmente por não conhecer o trajeto. Segundo ele, os diferentes solos, conforme as etapas e estados do país, bem como o forte calor previsto nas regiões Centro-oeste e Norte neste período serão fatores a serem vencidos.
Bruno Tesser também participa pela primeira vez do Rally dos Sertões. Ele informa que a sua dupla contará com cinco carros disponíveis para todas as etapas, e uma equipe de apoio preparada para todas as situações que poderão encontrar. Segundo ele, o primeiro objetivo será conseguir finalizar o trajeto e depois, buscar a melhor colocação possível.
“É a realização de um sonho participar do Rally dos Sertões. Para nós, que viemos do Rally de regularidades, vai ser um grande desafio e um orgulho representar Caçador e Santa Catarina neste desafio”, completa.
Diferenciais da Edição 2022
- Roteiro inédito, maior da história, vai cortar o Brasil de Sul a Norte. Terá como cenário cinco biomas: Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga, Cerrado e Amazônia.
- A maior especial da história: 601 km – 6ª Etapa – no Mato Grosso
- Largada e chegada inéditas: Das Cataratas do Iguaçu (PR) ao mar de Salinópolis (PA)
- 914 km de Maratona, onde o competidor não conta com apoio mecânico
- Tesouros da natureza: O Sertões vai promover a Ilha do Bananal (TO), revisitar os Cânions do Viana (PI); e passar por trilhas inéditas do deserto do Jalapão (TO), além da largada das Cataratas, uma das maravilhas mundiais da natureza.
- Expedições Turismo: 10 operadores; roteiros para Motos e Carros para quem quer se divertir sem competir.
- SAS Brasil (Saúde e Alegria no Sertões): Dimensão social do Sertões vai beneficiar cerca de 16 mil pessoas, em sete cidades das cinco regiões do Brasil.
Com informações: Assessoria de Imprensa e Jornal Extra